sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quer viajar para o Japão, não sabe como nem por onde começar? Acha que Japão é só anime, mangá e trem bala? Acompanhe essa jornada que se inicia hoje e se prepare para conhecer um pouco mais de Tokyo, ou até mesmo começar seus planejamentos para uma viagem que acreditem, será muito boa :D

Olá amiguinhos frequentadores do Akiba Kaikan e também vocês que vieram parar aqui por indicação de alguém ou até mesmo pelo Google, tudo bem?  A partir de hoje, e se estendendo por vááárias semanas darei inicio a essa nova seção do blog chamada AKIBA TOUR, a grande motivação para dar inicio a essa seção foram todas as perguntas que ouvi desde que voltei do Japão até o momento, bem como ouvir de várias pessoas a vontade de viajar para lá, mas não sabem por onde começar, ou acham que não tem condição de ir, ou até mesmo ouviram de outras pessoas (como eu também ouvi) várias informações que não batem com o que realmente é necessário, ou que é possível aproveitar numa viagem como essa, enfim, vamos esclarecer de uma vez por todas (espero XD) todas as duvidas necessárias para poder viajar, e principalmente, dar a vocês um ÓTIMO roteiro para que possam conhecer um pouco mais sobre Tokyo, e também saber o que é possível fazer, conhecer e aproveitar desse local tão desejado por muitos.

Ao todo serão explorados pelos posts dessa seção 17 distritos de Tokyo + Yokohama, foram 15 dias de viagem, e em cada post (atualizado toda sexta feira) vocês vão saber tudo que é possível aproveitar em um dia em Tokyo, ao fim de cada post, será informado qual foi o gasto obrigatório diário (transporte e alimentação), bem como os ingressos de atrações que foram visitadas, dessa forma, vocês saberão o quanto vão gastar se visitarem aquele distrito ou local (e quanto sobra pra gastar com as diversas coisas que nos atiçam a deixar nosso dinheiro por lá hahahaha).

Além desses posts focados em roteiro de viagem e gastos, também irei fazer posts especiais (esses podem ser publicados fora da sexta feira) focados em informações extras que vocês perguntem durante toda essa jornada. Um desses posts já está em pauta, por já me perguntarem muito, que será “o guia de sobrevivência de J-music em Tokyo”, com locais onde comprar cds, dvds e blu-rays novos e usados, como ir em lives, como encontrar pocket lives, como ir em shows, os locais mais conhecidos, entre outras coisas, esse será só um dos temas dos posts extras, mas sempre que possível, e a medida que vocês peçam, preparo novas pautas :D, também ocasionalmente entre alguns posts farei um post (ou quem sabe vídeo) respondendo as perguntas de vocês, enfim... vamos a primeira parte dessa jornada?

Atenção: Todas as informações citadas nessa seção serão baseadas no que vivi durante a viagem, estejam cientes que, assim como no Brasil, o Japão tem diversas diferenças culturais e diferenças na vida de cada província, inclusive, essa questão é uma das que mais confundem as pessoas no Brasil, pois é muito comum ouvirmos de várias pessoas que já estiveram lá ou moraram lá informações como se fossem generalizadas, o que não procede, ou seja, o que vamos falar aqui posso garantir que aconteça/é dessa forma em Tokyo... Osaka, Nagoya e todas outras províncias podem ter diferenças (sutis ou não) dentro delas.


Parte 1 – OS PREPARATIVOS

É claro que existem pessoas afortunadas que não precisam de muito esforço e nem planejamento para partir pra uma viagem, apenas vai numa agencia de viagens, paga o pacote e sai por ai por onde der na telha, no entanto, acredito que para muitos dos que estão lendo agora esse post não deve ser esse caso, assim como não foi o meu! Por isso, antes de dar inicio a jornada, precisei me planejar MUITO para que tudo ocorresse como eu queria (Foram 9 meses de planejamento), e é nesse ponto que eu passar pra vocês qual foi o procedimento que fiz para me preparar para viagem!


1º Saiba o motivo da viagem, e para onde você quer ir!

O Japão é legal, sabemos disso, muitos que chegaram nesse blog leem mangá, assistem anime, jogam videogame, ouvem J-music, ou até mesmo gostam da cultura, mas será que apenas isso é suficiente para uma viagem dessas? É importante saber que o Japão não é só anime, não é só mangá, não é só games, assim como o Brasil não é só carnaval, futebol e bunda, e assim como não vai se encontrar isso em todos os cantos da cidade aqui no Brasil, no Japão você não vai encontrar isso em todos os cantos de Tokyo, não de uma forma grandiosa como muitos imaginam, até porque lá tudo isso é meio como nós acompanharmos a rede globo, você vai encontrar em algum canto da cidade, mas a cidade não vive em prol disso! Tokyo tem muitas coisas pra se fazer, lugares pra se visitar, e é bom ter um grande conhecimento sobre isso, pra saber o que realmente você tem interesse em fazer lá, sabendo isso, você terá uma noção de quantos dias é necessário passar lá, e isso ajuda MUITO, pois pode te poupar um bom dinheiro que seria gasto em dias “vagos”. O nosso guia turístico ao passar dos posts vai te dar uma boa noção de onde ir e o que fazer :)

Detalhe importante: Faça um roteiro que seja possível de se ir e voltar todos os dias, em Tokyo, existem diversas linhas de trem (como existe em são Paulo, por exemplo), sendo que a principal é a Yamanote, no entanto, já ouvi de muitas pessoas: “Ah, eu queria ir pra Tokyo, ai outro dia vou pra Osaka, depois Kyoto...” como se fosse andar de São Paulo para o Grande ABC por exemplo, amigos, NÃO É ASSIM! Tokyo é muito grande, bem como as outras províncias, para você se deslocar de Tokyo para Osaka, por exemplo, você leva umas 4 horas ida, 4 horas volta, sem contar o valor (Em média sai uns 18.000yen, o que é caro), resumindo, se você for sair de tokyo, vá para os arredores, como fui pra Yokohama, pois você consegue voltar pro hotel no mesmo dia,mas não pense que você vai rodar o Japão inteiro em 15 dias por exemplo, agora, se for ficar por mais tempo, e tiver mais dinheiro, ai pode arriscar mais :D


2º Legal, já sei onde quero ir, e quanto preciso levar?
Eu poderia ser bem seco aqui, e falar que 3000 yen por dia dá conta do recado, mas veja bem, você provavelmente não vai cruzar o mundo, pra todos os dias apenas gastar dinheiro com comida e transporte né? Todos os dias você vai encontrar coisas pra se fazer, fliperamas pra jogar (quem gosta) e principalmente: PRODUTOS PRA COMPRAR! Por isso, seria muita maldade fazer uma pessoa se planejar pra uma viagem como essa simplesmente com um dinheiro pra comer e andar por Tokyo, sem contar que... IMPREVISTOS ACONTECEM! Você pode se machucar, seu tênis pode se desgastar (é... acontece, e vou falar sobre isso XD), você pode se perder (é difícil, mas, pode acontecer), então é sempre bom ter uma média por dia. Por recomendação, eu sempre falo pras pessoas que é bom se preparar com uma média de 10.000yen/dia, isso porque entre café da manhã, almoço, janta e transporte por dia você vai gastar em média 3.000, e ai entra aqueles 7.000 pra você gastar com produtos e bobeiras, porém, tem locais que você não vai gastar quase nada, e tem dias que você vai gastar até mais que 10.000, então um dia acaba compensando o outro. É claro, estou falando esse valor como uma média MÍNIMA, no meu caso, levei 300.000yen pra 15 dias, no ultimo dia ainda tinha um bom dinheiro sobrando, mas tive imprevistos durante a viagem, gastei mais que deveria, e no fim das contas, meu gasto até o ultimo dia foi em torno de 220.000 (e os 80.000 que sobrou eu torrei no ultimo dia, mas não seria necessário né =p).

Detalhe importantíssimo: Levem o dinheiro em espécie, não dependam de cartão de credito por lá, muitas lojas não aceitam cartão, você até consegue sacar dinheiro em caixas eletrônicos (ATM) caso seu cartão de credito seja internacional e liberado pra uso no exterior, mas além da conversão ser real>dólar>yen (sim, é convertido duas vezes), o IOF também é cobrado em dobro, e dependendo do seu banco, o valor a ser pago por isso não é muito vantajoso. Comprem yen aos poucos aqui no Brasil (recomendo a casa de cambio Confidence, que inclusive entra o valor diretamente na sua casa por motoboy), e fique despreocupado: Tokyo é um lugar seguro pra andar com o valor que você vai levar :)


3º Já separei a grana pra ficar lá, e o voo e hotel?

Ótimo, você provavelmente já conseguiu o seu maior gasto da viagem, agora vem a segunda maior facada: voo e hospedagem!

Primeiro de tudo: evitem agencias de viagem, normalmente eles vão pegar o voo que eles estiverem a disposição no dia que você for nela, e fecha por ele mesmo, ou muitas vezes, tem convenio com alguma companhia aérea e essa não é a mais barata. O mais “barato” é procurar comprar por sites de viagem como decolar.com ou submarino viagens (que foi minha escolha), o principal motivo é que o valor das passagens aéreas mudam a cada dia, às vezes, mais de uma vez por dia, e por esses sites temos a disposição DIVERSAS companhias aéreas! Hoje em dia, é possível encontrar promoções de até R$1.800 (Valor ida e volta), mas a média de preço “aceitável” considero entre 2.200 e 2.800.

Segundo ponto: EVITEM voos com mais de uma escala, além de serem extremamente cansativos (sério, com uma escala só você já vai viajar quase 30 horas, contando com a parada no país de escala) e você perder praticamente dois dias em voo, em voos com duas ou três escalas você precisa retirar a sua mala e fazer todo procedimento de embarque dela novamente, enquanto com uma escala só você embarca sua mala no Brasil, e só retira no Japão, muito mais pratico.

Terceiro ponto: Todos os voos do Brasil para o Japão possuem escala, isso você não vai conseguir fugir, no entanto, saiba a partir de agora que em muitos países, mesmo que você não vá sair do aeroporto durante a escala (que normalmente dura de 3 até 8 horas), você PRECISA tirar o visto daquele país (normalmente chamado de visto de transito), e ai que entra o problema: é muito comum ter passagens muito baratas com escala nos estados unidos, mas lá é um dos países onde o visto é necessário, caso você não possua visto americano, prepare para desembolsar 400 reais, algumas visitas ao consulado e ainda correr o risco de não ter seu visto aprovado, legal né? :( (agora caso você tenha visto americano, aproveite os bons preços XD). Mas existem MUITOS países onde a escala não exige visto, desde que você não saia do aeroporto, são os casos de Canadá (a partir desse ano), Turquia, Dubai, Qatar, China e alguns países da Europa. No meu caso, viajei pela Turkish Airlines com escala na Turquia, tanto na ida quanto na volta fiquei por 3h no aeroporto de Ataturk, em Istambul.

Sobre hotéis: Existem diversas formas de se hospedar no Japão, hotéis comuns, hostels (onde existem quartos comunitários, onde você dorme com mais viajantes, e também quartos individuais, mas normalmente o banheiro é compartilhado), hotéis capsula (aquele que vc só tem uma espécie de capsula pra dormir, e o banheiro é compartilhado, na maioria dos casos, esses hotéis capsula são apenas para homens, poucos são femininos), há também o airbnb, uma espécie de “uber” de hospedagem, onde pessoas alugam uma casa pra você por um determinado prazo, você não convive com a pessoa, ela só te entrega as chaves no dia de chegada e no dia de retirar, mas você deve seguir as regras do local (limpeza, não fumar, esse tipo de coisas, varia de casa pra casa). Independente da opção que você escolha, a dica principal é: SE HOSPEDE PRÓXIMO A ESTAÇÃO DE TREM DO BAIRRO! Sério, você ao fim do dia vai querer chegar o mais rápido possível no hotel pra relaxar, e em alguns bairros, os hotéis ficam razoavelmente distantes, então é bom ficar de olho nisso. A escolha de hotéis podem ser feitas pelos mesmos sites que citei nos voos! Futuramente se acharem interessante eu faço um post listando todos os hotéis que pesquisei (e os que visitei presencialmente) para indicar para vocês.

OBS: A maioria dos hostels e hotéis possuem maquinas de lavar que custam em média 300 yen para fazer a lavagem de suas roupas, caso vá ficar muito tempo, não precisa levar uma roupa pra cada dia de viagem, se quiser pode lavar suas roupas por lá e economizar uma boa parte da sua mala para coisinhas que vai comprar por lá :D

Detalhe importante: o pagamento, tanto de hotel quanto de voos é feito apenas via cartão de credito! Então caso você não possua o limite necessário para compra, vá em sua agencia bancária e negocie um “limite emergencial” que funcionará apenas para essa compra.


4º Nossa, agora eu já fiz tudo isso, terminou? Não preciso do visto?

É amigos! Seus preparativos estão quase terminando! Mas você ainda precisa do visto, e porque deixei isso apenas no ultimo ponto? Ai vai a explicação:
Cada consulado japonês de cada Estado tem alguns requerimentos diferenciados entre eles, no entanto, alguns requerimentos são padrões, entre eles:

  • Roteiro de viagem (viu porque coloquei isso em primeiro lugar?), incluindo aonde você vai se hospedar e para onde vai cada dia (o modelo de roteiro existe no site do consulado)
  • Copia do comprovante de voo e hospedagem (por isso já deve estar pago)
  • Comprovante do imposto de renda do ano vigente (se você ainda não tem, leve dos seus pais)
  • Últimos 3 holerites de trabalho (caso não tenha, leve dos seus pais, caso você não tenha UM ANO de trabalho no seu local de trabalho atual, mesmo assim leve o de seus pais, pois eles pedirão)
  • Extrato dos últimos 3 meses da sua conta bancária
  • Foto 3x5 ou 5x7 (depende de cada consulado) e a ficha de requerimento (que está no site)

Resumindo, todos os pontos anteriores já te deixaram preparado pra essa ultima etapa! A taxa do visto é barata (em relação a dos estados unidos por exemplo), ano passado paguei 60 reais, hoje em dia aumentou, se não me engano, para 72 reais, o visto sai em uma semana, e tem validade APENAS para o período de viagem, ou seja, se você vai ficar 15 dias, ele é valido para 15 dias.

Atenção: O visto tem validade de 90 dias a partir do momento que você tira ele, então, por exemplo, se você vai viajar dia 1 de dezembro, você só deve tirar ele 90 dias ANTES da viagem, para que ele não perca a validade! A partir do momento que você desembarca no Japão, ai que é contado o tempo de viagem a qual você foi liberado pelo visto.
Aeroporto de Narita - Arquivo pessoal

Agora amiguinhos... Você estará mega ansioso e esperando o dia da viagem, arrume sua mala, prepare sua câmera fotográfica, e, caso ainda esteja em duvida, aguarde nosso próximo post na semana que vem, onde você vai conhecer um pouquinho mais de cada distrito de Tokyo! Até lá! :D


2 comentários:

  1. Parabéns pelo post!! Isso com certeza vai ser muito útil hahaha mal posso esperar pelos próximos posts! ^^

    Eu fiquei meio insegura com essa questão do visto e tal, na verdade eu nem sei bem como funciona essa questão de imposto de renda e tal, nunca procurei saber nada disso e eu provavelmente entraria em pânico se fosse lá tirar o visto e encontrasse essa barreira... então é bom ficar avisada. Eu sempre acho que é quase impossível ir até lá, que é difícil e tal, mas ler posts assim realmente me incentivam, sabe... Espero que eu também consiga ir logo! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo apoio :D

      Sobre a questão do imposto de renda, ele é item obrigatório para a emissão do visto (talvez eu faça um post x.5 sobre o visto, é interessante os detalhes e saber no que eles focam) , o importante é: mesmo que você seja isenta do imposto de renda, é bom fazer nesses casos declarando seus ganhos e gastos daquele ano, eu comecei a me preocupar com isso só o ano passado (quando me tornei declarante obrigatório) e ai vi a necessidade. Porém, como falei, usar a declaração dos pais também é possível (mesmo que não morem com você). Agora, sem um declaração e CERTEZA que haverá impedimento na autorização do visto :( Eles fazem isso justamente para filtrar possíveis pessoas com interesse na ilegalidade em permanecer por lá. Enfim... acho que um post sobre a experiência vai ser feito mesmo XD

      Excluir